Natural de Bissau, capital da Guiné-Bissau, nascido em 1996, atualmente reside no Brasil. É licenciado em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Entre 2017 e 2022, foi membro e editor do grupo de poetas guineenses, denominado Firkidja di no Kampada, e participou no projeto de pesquisa sobre Literaturas Africanas (GEAFRICANAS-UNILAB-CE) de 2017 a 2019. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica do Subprojeto de Letras/Língua Portuguesa da UNILAB-CE, atualmente, é bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Eugênio é autor das obras literárias "Sarau de Dor-Esperança na Pátria-Tabanka" (2021) e "Umakatcheda: entre o largo e o estreito" (2024). Além disso, participou e organizou a coletânea de poesia "Nos porões das palavras: primeiro tcholona de tambur" (2019).
Eugênio Nunes Correia destaca-se como uma voz promissora na literatura guineense, combinando a sua experiência académica com uma paixão pela escrita e pela promoção da cultura e literatura africanas.