"Mantenhas,
No âmbito do cumprimento de um dos seus principais objetivos, o de promover a literatura guineense dentro e fora do nosso país, a Casa da Cultura da Guiné-Bissau (CCGB) estabeleceu um protocolo de colaboração com a Nimba Edições – um dos seus parceiros estratégicos – para a Feira do Livro de Lisboa, a realizar-se entre os dias 29 de maio e 16 de junho de 2024.

Subjacente a esta colaboração encontra-se, sobretudo, a oportunidade que nos parece viável e segura de poder colocar à disposição do público-leitor e do vasto mercado livreiro lisboeta os livros de autores guineenses cujas editoras não estarão representadas na Feira do Livro de Lisboa 2024.

Neste sentido, servimo-nos deste meio para informar que, no quadro da parceria com a CCGB, a Nimba Edições está disponível a receber obras de autores guineenses e colocá-las à venda no seu stand durante a Feira do Livro de Lisboa, nos termos a serem definidos diretamente entre o autor e a editora.

A CCGB informa ainda que, no âmbito da parceria com a Nimba Edições para a Feira do Livro de Lisboa, organizará pelo menos duas sessões de djumbai em torno das obras da literatura guineense que se encontrem disponíveis no stand da Nimba Edições, para além de assegurar, através do seu site e das suas páginas nas redes sociais, destaques diários a cada uma das mesmas obras.
Se é escritor ou escritora guineense e tiver interesse em participar nesta iniciativa, contacte a CCGB através do email: geral@casadaculturagb.org "

No sábado, dia 20 de abril, a Casa da Cultura da Guiné-Bissau marcou um momento histórico com o lançamento do seu tão aguardado site oficial. O evento, transmitido ao vivo no Facebook e YouTube, atraiu uma audiência de entusiastas da cultura guineense, ansiosos para testemunhar esse marco importante.

A transmissão ao vivo começou com os membros fundadores, em representação da CCGB a compartilharem as suas experiências e visões para o futuro da instituição. Foram destacadas a importância de preservar e promover a herança cultural da Guiné-Bissau, além de fortalecer os laços entre a comunidade guineense.

Durante a transmissão ao vivo, o público foi convidado a visitar o site oficial. Este espaço digital oferece uma ampla gama de recursos e informações, cuidadosamente elaborados para promover e celebrar a rica herança cultural da Guiné-Bissau. Entre os destaques do site, os visitantes encontrarão detalhes sobre eventos culturais imperdíveis, exposições de arte, colóquios e muito mais. É uma plataforma vibrante e dinâmica, projetada para conectar a comunidade guineense e apreciar a cultura guineense em todas as suas formas.

O lançamento do site oficial da CCGB representa um passo significativo para a instituição, marca o início de uma nova era de promoção cultural e conexão com o público. A transmissão ao vivo no Facebook e YouTube possibilitou que pessoas de todo o mundo se juntassem para celebrar e apoiar esta iniciativa.

A Equipa da Casa da Cultura da Guiné-Bissau

Será apresentada ao público, no dia 20 de janeiro de 2024, pelas 15:30, na UCCLA, sita na Av. da Índia 110, 1300-300 Lisboa, a Casa da Cultura da Guiné-Bissau, numa celebração que conta com a seguinte programação:

15:30 – Percussão e Performance

15:50 – Abertura Solene

16:00 – Comunicação sobre o tema: Cultura: uma questão de identidade

16:20 – Apresentação da Casa da Cultura da Guiné-Bissau

17:00 – Intervenções

17:30 – Animação cultural

18:30 – Encerramento

A celebração do centenário do nascimento de Amílcar Cabral inaugura o I Encontro Anual de Artistas e Escritores Guineenses, uma iniciativa estabelecida pela CCGB.

A produção artística e literária na Guiné-Bissau é cada vez mais frequente, num processo que, sem dúvida, constitui a base para que as artes e a literatura cumpram um dos seus papéis mais importantes no contacto com a sociedade, o de servirem de instrumentos para o fortalecimento da identidade guineense. Esta busca é quase transversal às obras artísticas e literárias, individuais e coletivas, produzidas e publicadas por artistas e escritores guineenses, no país e nas suas diásporas.

O I Encontro Nacional de Artistas e Escritores Guineenses é um evento que visa reunir, numa jornada de debates em torno da produção artística e literária na Guiné-Bissau, atores e atoras das mais variadas áreas da literatura e das artes guineenses. O encontro será realizado em simultâneo na Guiné-Bissau e em Portugal, de modo a permitir a participação de maior número dos principais grupos-alvos do evento, em constante circulação entre os dois países.

Os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral serão celebrados com uma efervescência de manifestações culturais, nas quais a música desempenhará um papel tão incontornável quanto foi na mobilização das massas populares para a luta de libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

super-mamadjombo-festival

Após a conquista da independência, a música continuou a desempenhar um importante papel como instrumento de consciencialização do povo, manifestando-se através de várias formas de intervenção política e social.

Entre os nomes proeminentes da história da música guineense, destaca-se o de José Carlos Schwarz. É o título de José Carlos Schwarz que emprestamos para dar mote a este concerto, que tem como objetivo celebrar a música engajada na construção da unidade e progresso social na Guiné-Bissau.

Ora di Kanta Tchiga é, portanto, um espetáculo que pretende realçar as glórias de uma nação forjada na luta, reverenciando a herança de Amílcar Cabral, o visionário que plantou as sementes e cultivou a liberdade e a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

No ano em que celebramos o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, um dos notáveis acontecimentos planeados pela CCGB é a criação do Prémio Literário Vasco Cabral, de caráter nacional.

vasco cabral na casa da cultura guineense

Vasco Cabral, que foi um ativo combatente da luta pela independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, é considerado por muitos críticos da literatura guineense como o pioneiro da escrita literária na Guiné-Bissau. Nasceu na Guiné e inaugurou a publicação de textos literários que transmitiam o ideal nacionalista emancipatório de um povo sob o domínio colonial português. Publicou textos nas primeiras antologias do período pós-independência e em publicações internacionais. Em 1999, lançou o seu único livro de poesia, intitulado "A luta é a minha primavera".

O Prémio Literário Vasco Cabral tem como objetivo destacar e reconhecer autores da literatura guineense, nos moldes definidos pelo regulamento a instituir nesse sentido.

2024 é o ano em que se celebra o centenário de nascimento de Amílcar Cabral, líder do movimento revolucionário para as independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

A CCGB, consciente da magnitude deste marco histórico, concebe um programa que congrega uma multiplicidade atividades, a realizar ao longo do ano, que visam não apenas celebrar Amílcar Cabral, mas, a partir da efeméride do seu centenário, celebrar a cultura e a identidade da “nação africana forjada na luta”.

amilcar cabral casa da cultura guineense

Ancorada nos eixos estratégicos para a primeira fase da dinamização da CCGB, detalhados tanto no plano que orienta o processo de criação e dinamização deste projeto cultural, assim como nos estatutos que orientam o seu funcionamento, a celebração do centenário de Amílcar Cabral concretizar-se-á através de seis grandes atividades:

1 – Realização do I Encontro Anual de Artistas e Escritores Guineenses;

2 – Instituição de um prémio literário nacional, denominado de Prémio Literário Vasco Cabral;

3 – Realização de um colóquio sobre o legado cultural de Amílcar Cabral;

4 – Realização de exposições de artesanato e de artes plásticas;

5 – Realização de um concerto musical a ser denominado de “Ora di kanta tchiga”;

6 - Realização de mostra de cinema; e

7 – Publicação de uma coletânea de obras artísticas e textos literários em homenagem a Amílcar Cabral.

CCGB

Organização sem fins lucrativos, dotada de natureza associativa, registada em Portugal com o número de identificação de pessoa coletiva 517823799.
Torne-se membro
magnifiercross
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram