Binete Undonque, atriz, nasceu em Cacheu, Guiné-Bissau, em 8 de março de 1995, mudou-se para Portugal em 2006 com sua família. Inicialmente frequentou a EB1 Tires até a quarta classe e, posteriormente, os Salesianos de Manique do 5º ao 9º ano, onde participou do Clube de Atletismo Salesianos de Manique (CASM) por 5 anos. Prosseguiu os estudos de teatro na Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC) de 2014 a 2017.
Após a formação na EPTC, dedicou-se à atuação em prestigiados teatros, participando em produções notáveis como "Os Negros" de Jean Genet, "Um Tigre-lírio é Difícil de Encontrar" de Alex Cassal, “O Riso dos Necrófagos”, de Zia Soares (Teatro Griot), entre outros. Além do teatro, também se aventurou no cinema, integrando o elenco da série "3 mulheres" dirigida por Fernando Vendrell e protagonizou filmes como "Nome" de Sana Na N’Hada e "Sabura" de Falcão Nhaga.
Em 2018, mudou-se para Inglaterra, frequentou um workshop intensivo na Giles Foreman Centre For Acting School. Atualmente, estuda cinema na School of Arts and Creative Industries na London South Bank University, continuando a expandir sua experiência e habilidades no campo da atuação e cinema.
Destacou-se internacionalmente com o filme "Nome", que foi reconhecido no Festival Internacional du Film Indépendant de Bordeaux, onde ganhou o Grand Prix da competição internacional de longas-metragens, e o Festival Internacional de cinema PAN-Africano em Luanda, onde recebeu o prêmio Kwanza e foi distinguida como a melhor atriz. O filme teve estreias em diversos países europeus, recebendo elogios e prêmios pela sua atuação.