A celebração do centenário do nascimento de Amílcar Cabral inaugura o I Encontro Anual de Artistas e Escritores Guineenses, uma iniciativa estabelecida pela CCGB.
A produção artística e literária na Guiné-Bissau é cada vez mais frequente, num processo que, sem dúvida, constitui a base para que as artes e a literatura cumpram um dos seus papéis mais importantes no contacto com a sociedade, o de servirem de instrumentos para o fortalecimento da identidade guineense. Esta busca é quase transversal às obras artísticas e literárias, individuais e coletivas, produzidas e publicadas por artistas e escritores guineenses, no país e nas suas diásporas.
O I Encontro Nacional de Artistas e Escritores Guineenses é um evento que visa reunir, numa jornada de debates em torno da produção artística e literária na Guiné-Bissau, atores e atoras das mais variadas áreas da literatura e das artes guineenses. O encontro será realizado em simultâneo na Guiné-Bissau e em Portugal, de modo a permitir a participação de maior número dos principais grupos-alvos do evento, em constante circulação entre os dois países.