Apresentação do livro "Memórias da Luta Clandestina" de Inácio Soares de Carvalho
No próximo sábado, dia 15 de março, às 18h00, realiza-se a apresentação do livro "Memórias da Luta Clandestina", de autoria de Inácio Soares de Carvalho. A apresentação da obra está a cargo do historiador Julião Soares de Sousa. A sessão é de entrada livre e aberta ao público.
Sobre o autor
Inácio Soares de Carvalho nasceu a 29 de abril de 1916, na Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Ainda jovem, mudou-se para a Guiné-Bissau, onde viveu até 1978. Iniciou a sua carreira no funcionalismo público português em 1939, como funcionário do Banco Nacional Ultramarino (BNU), e envolveu-se na luta política em 1956, onde integrou o movimento que culminaria na criação do PAIGC. Foi preso várias vezes devido à sua militância, incluindo passagens pelo Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. Após a independência, regressou definitivamente à sua terra natal em 1978, onde viveu até ao seu falecimento, em 27 de dezembro de 1994.
Sobre o livro
As "Memórias da Luta Clandestina" foram escritas pelo próprio autor e constituem um dos raros testemunhos diretos de um clandestino sobre a luta de libertação dos povos da Guiné-Bissau e Cabo Verde. A obra narra, na primeira pessoa, momentos decisivos do movimento de libertação nacional, desde os anos 50 até a Revolução dos Cravos, em 1974.
O livro revela informações inéditas, incluindo o contexto da criação do PAIGC, que, segundo o autor, teria ocorrido no exterior e não em Bissau, como geralmente se assume. Além disso, resgata nomes e acontecimentos esquecidos pela historiografia oficial, bem como detalhes das experiências nas prisões do regime colonial, como a 2ª Esquadra, Mansoa, Djiu di Galinha e o Campo do Tarrafal.
Um dos grandes destaques da obra é o capítulo "Depoimentos", que reúne testemunhos de outros protagonistas da luta clandestina, confirmando muitos dos relatos apresentados por Inácio Soares de Carvalho. O livro aborda ainda o julgamento de Rafael Barbosa, primeiro presidente do PAIGC, trazendo novos elementos para a compreensão desse episódio histórico.
Leitura indispensável
"Memórias da Luta Clandestina" é um livro essencial para todos/as os/as interessados/as na história da luta de libertação nacional liderada pelo PAIGC. A apresentação no dia 15 de março será uma oportunidade única para conhecer mais sobre esta obra e o seu autor.
Não perca!
A Equipa da CCGB