Os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral serão celebrados com uma efervescência de manifestações culturais, nas quais a música desempenhará um papel tão incontornável quanto foi na mobilização das massas populares para a luta de libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde.
Após a conquista da independência, a música continuou a desempenhar um importante papel como instrumento de consciencialização do povo, manifestando-se através de várias formas de intervenção política e social.
Entre os nomes proeminentes da história da música guineense, destaca-se o de José Carlos Schwarz. É o título de José Carlos Schwarz que emprestamos para dar mote a este concerto, que tem como objetivo celebrar a música engajada na construção da unidade e progresso social na Guiné-Bissau.
Ora di Kanta Tchiga é, portanto, um espetáculo que pretende realçar as glórias de uma nação forjada na luta, reverenciando a herança de Amílcar Cabral, o visionário que plantou as sementes e cultivou a liberdade e a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.