Entre os dias 09 e 12 de setembro, decorre o Simpósio Internacional “Amílcar Cabral: Um Património Nacional e Universal”, evento que celebra o legado do líder revolucionário e pensador africano. Organizado pelo Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), a Universidade Amílcar Cabral, a Universidade Colinas de Boé, a Fundação Amílcar Cabral e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o simpósio será realizado simultaneamente em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.
Com um vasto programa de atividades, o simpósio conta com a participação de figuras proeminentes da área académica, política e social, para discutir e refletir sobre a herança deixada por Amílcar Cabral e o seu impacto global.
Boas-vindas e Abertura
O evento será iniciado com palavras de boas-vindas de Ana Maria Cabral, representante da família de Amílcar Cabral, seguida de Pedro Pires, Presidente da Fundação Amílcar Cabral, e José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde. O Reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto, também marcará presença na cerimónia de abertura.
Palestras de Destaque
A conferência de abertura, intitulada “O Conceito de Emancipação no Pensamento e Práticas de Amílcar Cabral”, contará com a participação de António Correia e Silva (Uni-CV), Miguel de Barros (CESAC) e o próprio Pedro Pires. Outro momento de destaque será a palestra sobre “O Legado de Amílcar Cabral e a Mediação na África”, com Abdoulaye Bathily, ex-Chefe da Missão Especial das Nações Unidas para a Líbia.
Painéis Temáticos
Diversos painéis irão aprofundar a contribuição de Amílcar Cabral em várias frentes:
Outros Destaques
Entre os principais participantes estão Hakim Adi (University of Chichester), Dimir Constantino Coutinho Sampa (DCS Law Firm), Aurora Almada e Santos (IHC - NOVA FCSH) e Issa G. Shivji (Universidade de Dar es Salaam), que contribuem para a análise de temas que variam da emancipação feminina à resistência cultural e às estratégias de descolonização.
Encerramento
O evento encerra com uma conferência final sobre "O Contributo dos Cientistas Sociais para a Universalidade do Pensamento de Amílcar Cabral", conduzida por Odair Barros Varela (Universidade de Cabo Verde) e mediação de Lili Pontinta Cá (Universidade Amílcar Cabral). A mesa de encerramento contará com representante da família Cabral, Iva Cabral, Associações dos Antigos Combatentes, e líderes académicos e governamentais.
O simpósio será transmitido online via Zoom, permitindo a participação global. Para participar utilize as seguintes credenciais:
Para consultar o programa completo e mais detalhes sobre o evento, visite o link do programa completo.
O Simpósio Internacional "Amílcar Cabral: Um Património Nacional e Universal" promete ser um evento significativo, proporcionando uma plataforma para a exploração e celebração do impacto duradouro de Amílcar Cabral, as suas contribuições para a emancipação e o desenvolvimento global.
A Equipa da CCGB